• Forum has been upgraded, all links, images, etc are as they were. Please see Official Announcements for more information

Governança Descentralizada, Transparente e Baseada em Blockchain

specter

Well-known member

Governança Descentralizada, Transparente e Baseada em Blockchain



Eric Sammons, 17 de maio de 2016 – Cryptocurrency, Dash , Governança




O mundo crypto tem falado sobre a “ Guerra Civil ” não envolvendo um Capitão América e o homem de ferro. Não, a guerra civil, que eles estão se referindo é a guerra civil de Bitcoin, uma batalha de rancorosos anos para controle centralizado na escalabilidade.

De um lado estão os desenvolvedores do core que querem manter o limite de tamanho de bloco a 1 MB, contando com a rede de relâmpago prometida para resolver os problemas de congestionamento.

Do outro lado são aqueles encontrados no acampamento Bitcoin Classic, que querem aumentar o limite de tamanho de bloco pelo menos 2 MB. No momento, parece que ganhou o core, com os miner de Bitcoin predominantemente para decidir manter sua implementação do projeto.

A briga tem trazido à tona algumas perguntas fundamentais sobre a natureza de um projeto descentralizado como Bitcoin. Por fim, quem define a direção de um projeto descentralizado? Quem faz as decisões finais sobre o desenvolvimento? Em outras palavras, como deve ser governado um projeto como este?




A necessidade de governança


Antes de olhar para a governança em si, é importante perguntar primeiro se realmente existe uma necessidade para isso. Para a maioria das pessoas, a palavra governança, traz a mente algo oficial, talvez em Washington ou Moscou, Londres ou Bruxelas, tentando controlar o mundo.

Para alguns, isso é um pensamento reconfortante. Para outros, tal imagem envia um calafrio na sua espinha. No entanto, é fundamental observar para a governança, não é o mesmo que o governo.

Governança significa, simplesmente, como são tomadas as decisões. Por exemplo, cada pessoa tem autonomia: o poder de fazer as próprias escolhas. Cada família também tem governança – uma viagem para decisões sobre a direção da família. Cada grupo de pessoas – um time de baseball, um clube do hacker, uma empresa de pequeno porte – tem alguma forma de governança, de administração, seja escrito formalmente, ou implicitamente entendido pelos seus membros.

A maioria dos apreciadores de cryptocurrencies não rejeita a governança, mas a governança involuntária, ou em outras palavras, as decisões tomadas sem qualquer entrada daqueles afetados pelas escolhas feitas.

Além disso, defensores de cryptocurrency querem ter governança descentralizada – que espalha o poder de decisão tão amplamente quanto possível.

No entanto, na prática, cryptocurrencies na verdade regem-se um pouco diferente.

Um modelo comum, é o modelo de “ditador benevolente”, no qual uma pessoa, normalmente o criador do projeto, é o tomador de decisão final.

Bitcoin em si estava sob este modelo, inicialmente, como Satoshi Nakamoto definiu a direção do cryptocurrency em seus primeiros anos. Ethereum é um exemplo desse modelo hoje.

Este modelo tem algumas vantagens, no entanto, “descentralizadas” não é. Tem um único ponto de falha, o sucesso ou fracasso do projeto depende de apenas um indivíduo.

Outro modelo substitui o “ditador benevolente” com um pequeno grupo de desenvolvedores. Em muitos aspectos, isso é o que fez o Bitcoin, desde que a equipe do núcleo atualmente é responsável pela direção do software.

Claro, a equipe mantém essa autoridade só porque lhes é concedido pelo pequeno grupo de miner que controlam a grande maioria da energia na rede de hash.

Este modelo, no entanto, tem as mesmas forças e fraquezas como o modelo de “ditador benevolente”, centralizando o controle em um pequeno número de mãos.



Governança descentralizada, Transparente


No ano passado, Dash criou um modelo inovador de governaça baseada em blockchain.

Começa com a rede Masternode.

Para o seu serviço na rede, eles são incentivados com pagamentos de recompensa por bloco.

Masternodes requerem 1.000 Dash como garantia, significa que os proprietários Masternode ambos são investidos na rede e também. recebem renda regular. Ao contrário de Bitcoin mineiros, que não têm nenhum incentivo real para manter seu dinheiro em Bitcoin, Masternode proprietários são incentivados para ver a plataforma ter sucesso. proprietários poderiam ser desenvolvedores, comerciantes, artistas, escritores ou trabalhadores da construção civil, mas têm uma coisa em comum: um incentivo financeiro para ver o sucesso da cryptocurrency. Atualmente, existem mais de 3.700 masternodes na rede, possuída por centenas, talvez milhares de proprietários de Masternodes. Uma pessoa pode possuir mais de um Masternode e a apropriação de um Masternode pode ser mantido em privado.

Este grupo descentralizado de proprietários, além de ser investidores e receptores de renda, tem outro papel crítico na cryptocurrency. Cada Masternode te um voto no sistema de orçamento, que aloca fundos para o desenvolvimento.Como ninguém nem um pouco experiente lhe dirá, quem controla os cordões controla a direção de uma organização. Através do sistema de orçamento da equipe de desenvolvimento, é pago um salário regular. Além disso, qualquer um pode submeter propostas, que depois serão postas a votação.

Estas propostas podem ser para projetos de desenvolvimento, como aplicativos móveis ou sistemas de ponto de venda, ou poderia ser para projetos promocionais, tais como marketing ou desenvolvimento de negócios.

Como isso funciona na prática? A primeira coisa à notar é que a equipe de desenvolvimento é ainda responsável pelo desenvolvimento. Eles definem a direção em curto prazo do projeto, atualizando o código conforme necessário. Seria ridículo ter os proprietários de mais de 3.700 Masternodes tornando diárias decisões de codificação.

No entanto, porque a equipe de desenvolvimento está sendo pago pelo blockchain baseado na votação Masternode, se o desenvolvimento ocorre em uma direção contrária a Masternode, aos desejos do proprietário, o financiamento de equipe de desenvolvimento pode ser cortado e até mesmo redirecionado para outros desenvolvedores em maior consonânia com a visão predominante.

Além disso, quando grandes mudanças estão previstas para o projeto – como aumentar o limite de tamanho de bloco – estas decisões podem ser colocadas à votação pelos proprietários Masternode. Isto é exatamente o que aconteceu em Janeiro, quando o desenvolvedor líder Evan Duffield propôs aumentar o tamanho de bloco de 2 MB.

Esta proposta foi votada no sistema de orçamento e recebeu o apoio esmagador dos proprietários Masternode dentro de horas. O que tem discutido a Comunidade Bitcoin para mais de um ano foi liquidado definitivamente em menos de um dia.

O processo não é apenas descentralizado, é transparente. A votação de propostas e resultados são todos publicamente disponíveis no blockchain. Eles podem ser rastreados em tempo real no dashvotetracker.com, que mostra os totais de votos mais recentes, bem como o histórico de votos de cada projeto.


Link: http://bravenewcoin.com/news/decentralized-transparent-blockchain-based-governance/
 
Back
Top