• Forum has been upgraded, all links, images, etc are as they were. Please see Official Announcements for more information

cryptoPag - Soluções para pagamentos em Criptomoedas

Semana que vem é o lançamento da IOTA e você vai poder comprar suas iotas na DASHpag!

 
Respondendo à pergunta de um usuário:

Essa nova moeda, iota, chamou minha atenção desde quando começaram seu denvolvimento, no ano passado.

O primeiro motivo é que ela não usa blockchain. Ou seja, é uma nova tecnologia que pretende superar todas as moedas baseadas em blockchain, inclusive a BTC.

O problema com o blockchain é que quanto mais transações, mais caras ficam as fees (tarifas), mais lenta fica a rede, e o tamanho do armazenamento necessário fica cada vez maior... A bitcoin é um exemplo claro: não funciona sem tarifas, há uma fila para processamento de transações cada vez maior, mais demorada, e com o blockchain cada vez maior, a wallet ocupa um espaço enorme no computador, obrigando os usuários comuns a usarem carteiras leves (light nodes), diminuindo a segurança de todos (para ser segura, a rede descentralizada precisa de mais wallets completas - full nodes, ao invés de light nodes).

Ao invés de um blockchain, a iota usa uma nova tecnologia denominada "tangle", que (pelo que entendi) funciona como uma espécie de "merkle tree" das transações, processadas por cada node ao gerar uma nova transação na rede, de modo que cada nova transação recebe um PoW próprio que valida as transações anteriores. (Essa é a explicação mais simples que consigo dar, com base no meu conhecimento não-técnico do assunto).

Mas, em resumo, quanto mais transações ocorrem na rede iota, mais rápidas elas ficam, mais eficiente a rede fica, pois todo o PoW é realizado durante as transações (ao contrario do blockchain, que sofre com um grande aumento no número de transações, tendo que se encarecer para limitar).

Grande vantagem. Não só micro transações, mais até, nano transações são possíveis, e gratuitas (não sobrecarregam a rede, mas a beneficiam).

Outra grande vantagem. Não necessariamente um node precisa estar ligado à Internet, já que nodes podem ser interligados por bluetooth, por exemplo.

Mais uma vantagem, ela é desenhada para resistir à computação quântica.

O objetivo específico da iota, entretanto, não é o de "competir" com as moedas blockchain, mas sim criar uma "simbiose", atuando com benefícios mútuos.

Em primeiro lugar, o foco primordial da Iota está na Internet das Coisas (IoT), sendo adotada nessa indústria como moeda circulante no mercado M2M (machine-to-machine) que está em formação agora... mais ou menos algo do tipo:
  • seu carro tem uma carteira iota com 100 mil iotas de saldo. Quando você abastece, o sensor da bomba de combustível debita automaticamente de sua carteira iota o valor correspondente, por cada litro que for servido.
  • você estaciona seu carro, e o sensor do estacionamento debita, minuto a minuto as iotas devidas, durante o tempo que o veículo permanece estacionado.
  • outro exemplo: sua geladeira percebe que seu estoque de heineken está baixo, ela envia o pedido imediatamente para o supermercado mais próximo, e o valor da compra é debitado do saldo de iotas da carteira integrada em sua geladeira.
  • Streaming de video ou pay-per-view debitando de sua smart TV por minuto assistido;
  • Aluguel de veículo debitando diretamente por tempo ou por km rodado;
  • etc...
Por isso que toda a estrutura da iota é desenhada de maneira leve e modular, de modo a ser integrada em equipamentos eletrônicos. E já existem grandes empresas em contato com os desenvolvedores da iota, e essa será uma realidade em breve.

Ou seja: o interesse inicial na compra de Iotas é por parte de desenvolvedores e empresas nessas áreas tecnológicas de automação e IoT.

Quanto às exchanges, na semana que vem elas serão anunciadas.

Obs. Quase esqueci, um motivo de orgulho: um dos idealizadores da Iota é um professor da Unicamp. Na equipe de desenvolvedores, quem está à frente é o CfB, da NXT.
 
Last edited:
A DASHPAG AGORA TAMBÉM É CRYPTOPAG!

Visando melhorar cada vez mais a qualidade de nossos serviços, estamos expandindo nossa atuação, dando consultoria aos prestadores de serviço e comércio que desejam adoção criptomoedas em seus negócios, seja DASH, Bitcoin, IOTA, ou qualquer que seja a mais adequada, de acordo com seus objetivos e ramo de atividade.

logo_sml.png

cryptoPag - Soluções para pagamentos em Criptomoedas

Prestação de serviços DASH para o público Brasileiro:

Serviços de Consultoria Assistência total a nossos clientes corporativos visando a adoção de forma segura e eficaz da DASH como meio de pagamento.

Compra e Venda Comunidade de traders P2P DASH. Visamos formar um grupo forte para trades P2P BRL-DASH. Apenas usuários registrados podem participar. Apenas usuários verificados podem tornar-se traders cadastrados.

Venda de criptomoeda IOTA - A moeda do mercado machine-to-machine da IoT.

mercado DASH Canal de notícias sobre criptomoedas.

DASH negócios informações básicas para os traders de cryptomoedas no Brasil.

Sua participação é muito importante!
 
Back
Top