• Forum has been upgraded, all links, images, etc are as they were. Please see Official Announcements for more information

v0.11.1 - Update do Desenvolvimento do InstantX

raganius

cryptoPag.com
Foundation Member
Masternode Owner/Operator
Agora que a rede atualizou-se para a versão 11 e está estável, cremos ser oportuno trazer à mesa as idéias para o próximo release, e os planos futuros. Iremos distribuir nossa equipe de desenvolvimento, que está maior, para que possamos trabalhar em alguns projetos paralelos, permitindo que algumas novas e empolgantes funcionalidades sejam postas em prática todas de uma vez.

Enforcement

A fragmentação da rede foi corrigida e ativamos o enforcement. Aqueles nodes que não estiverem efetuando os pagamentos corretamente serão simplesmente rejeitados pela rede.

InstantX

Há alguns meses atrás o código fonte do design foi aberto para que seja possível o trabalho com os pesquisadores em seu aperfeiçoamento. Entretanto, ainda não está acabado, e o código é um protótipo simples do que se pretende criar. Recomendamos que outras criptomoedas não o utilizem até que tenhamos tido a oportunidade de testar por completo, e refinar a lógica, sob pena de que graves danos sejam causados à sua rede.

Daremos início a finalização do desenvolvimento do InstantX imediatamente, e trabalharemos na estabilidade do sistema. Isso será feito ao longo das próximas semanas na testnet, e será uma fase de testes completamente aberta ao público.

Mudanças no Masternode / Melhorias

Como upgrade do sistema de Masternodes, estaremos migrando para um sistema baseado em token, no qual somente de forma eventual será necessário o acesso à cold wallet. Ao iniciar um Masternode, bastará simplesmente executar o comando “masternode generate-token”, o qual assinará a chave e gerará uma sequência que servirá de token a ser inserido no "masternode.conf". Essa assinatura pode ser utilizada para reiniciar os Masternodes por diversas vezes, mesmo em casos de update na versão de protocolo.

O sistema de ping (dseep) será substituído por um sistema de "challenge request", o qual será feito de forma totalmente descentralizada. Outros Masternodes na rede irão eleger cada bloco para checar seus peers, iniciando um "challenge request". Se, repetidamente, e de forma sequencial, um Masternode deixa de responder, será removido da lista.

Uma tendência que se prevê para o futuro é que os IPs estáticos IPv4 vão se tornar cada vez mais escassos. No próximo release passaremos a admitir que IPs não estáticos sejam utilizados, desde que o cliente esteja ao alcance da rede, e seja capaz de responder aos "challenge requests".

Além da Versão 11.1 (não estará no release do InstantX)

Masternode Blinding

Recentemente um artigo elaborado por 3 pesquisadores da Universidade do Sarre descreve uma nova técnica. Mesmo havendo alguns problemas sérios com a postura adotada, o conceito de deixar os usuários às cegas que usam é novo. No CoinShuffle, cada output é enviado ao próximo peer em um círculo, um de cada vez. O novo peer adiciona um output, embaralha e então envia a lista novamente. Podemos utilizar e até mesmo aprimorar essa idéia.

Para implementar o blinding, cada usuário se conecta de forma totalmente aleatória a um Masternode e diz "Envie ao Masternode X este output/valor para o mix de N" e passa um único output. Esse output é passado ao leading Masternode. Seria necessário tem acesso a todos os Masternodes utilizados para saber quem fez o que. Matematicamente, essa solução é tão confiável quanto M rodadas (M = número de outputs). Isso é ótimo porque todos os usuários podem enviar todos os inputs ao mesmo tempo. Então é muito rápido se comparado com o CoinShuffle, e é até mais seguro.

Descentralização do Sistema de Pagamentos dos Masternodes

Atualmente, há um node que assina uma mensagem para cada bloco e diz qual Masternode deve ser pago por aquele bloco específico. Como muitos de nossos usuários sabem, o node de referência centralizado foi uma solução temporária para o problema do enforcing dos pagamentos dos Masternodes. Os mineradores o utilizam ao criar um bloco, para garantir que estão regulares. Se um minerador tenta burlar o sistema, o bloco é rejeitado pela rede. Essa é uma boa solução temporária, mas não é descentralizada o suficiente.

Para explicar a nova estratégia completamente descentralizada, primeiramente precisamos explicar exatamente como funcionam os Masternodes. Quando um Masternode é iniciado, ele envia uma mensagem denominada "masternode election entry". Isso coloca o Masternode numa lista existente em todos os clientes na rede, e permite que eles sejam usados por todos os clientes. Periodicamente esses Masternodes enviam ping à rede, dizendo que ainda estão ativos, e permitindo que recebam pagamentos.

Para tornar essa rede descentralizada, nossa proposta é a de um novo sistema que chamaremos de "Masternode mining". Nesse sistema, quando os mineradores recebem uma nova "Masternode election entry" e resolvem um bloco, eles irão adicionar o Masternode ao bloco. Cada bloco contém até 10 novas listagens de Masternodes. Assim, ao seguir a progressão normal do blockchain, será possível compilar uma lista de todos os Masternodes conhecidos. Esse sistema também é altamente resistente a ataques, a mesma lista pode ser compilada por qualquer cliente na rede.

Por exemplo:

Bloco 1: Adiciona mn1, mn2, mn3
Bloco 2: Adiciona mn4, mn5
Bloco 3: Remove mn2
//mn2 saiu da rede

-- atualmente a lista de masternodes contém mn1, mn3, mn4, mn5

Bloco 4: Adiciona mn6, mn7
Bloco 5: Adiciona mn2
//mn2 voltou

-- exemplo de ataque: --

Bloco 6: Remove mn1, mn2, mn3, mn4, mn5, mn6 //o minerador opera o masternode 7 e almeja controlar da rede
Bloco 7: Adiciona mn1, mn2, mn3, mn4, mn5, mn6


Nesse caso, uma maioria no poder de mineração é requisito para o controle da lista de Masternodes. Se um minerador tem poder computacional suficiente para alterar a lista de Masternodes, ele também terá poder suficiente para fazer um double spend com um ataque de 51%. Desse modo, essa é a solução mais segura à descentralização do pagamento.
 
Record breaker !
10 points to Portugal/Brazil, very cool (and dam fast)
please post on your local outlets
appreciate the effort and speed !
:smile:
 
Back
Top