• Forum has been upgraded, all links, images, etc are as they were. Please see Official Announcements for more information

Como um plano para salvar o Museu Nacional fracassou. Na raiz do problema, a governança

Luiz_Ant0n10

Active member
Como um plano para salvar o Museu Nacional fracassou. Na raiz do problema, a governança

Há pouco mais de 20 anos, o empresário Israel Klabin conseguiu um cheque de US$ 80 milhões do Banco Mundial para reformar e modernizar o Museu Nacional.

Um time de voluntários chegou a se formar para trabalhar num pré-projeto de reforma para apresentar ao banco.

“Era uma modernização enorme. E a única condição imposta pelo Banco Mundial para liberar os US$ 80 milhões era que houvesse um modelo de governança moderno, com conselho e participação da sociedade civil,” Klabin disse ao Brazil Journal. O dinheiro nunca saiu dos cofres do banco.

O projeto foi vetado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que rejeitou a única condição imposta pelo banco: entregar o controle do museu e transformá-lo numa Organização Social (OS), uma associação privada sem fins lucrativos que presta serviços de interesse público.

“Os professores e membros influentes da UFRJ foram contra,” Klabin disse esta tarde, enquanto funcionários retiravam o que sobrou do incêndio que devastou o mais antigo e importante museu do país.

Leia mais em: https://braziljournal.com/como-um-plano-para-salvar-o-museu-nacional-fracassou
o_O
 
Back
Top